terça-feira, fevereiro 14, 2006

São Paulo - Johannesburg

Caramba, que viagem longa! A parte boa é que saiu de SP com 2 horas de atraso (por incrível que pareça, desta vez um atraso foi bom!) e fiquei menos tempo na África do Sul.

De SP até a cidade de Johannesburg são quase 9h de vôo, que eu nem senti passar. O avião é GIGANTE (3 colunas - 2 com 2 poltronas em cada lado da aeronave e 1 com 4, no meio dela, totalizando 8 poltronas por linha!) e tem uma telinha para cada assento. Essa telinha é um computadorzinho que tem jogos, filmes, informações sobre a cidade de Johannesburg e mais um monte de coisa. É muito loco! E a viagem é super tranquila: como esses aviões têm que voar numa altura extremamente elevada, quase num tem turbulência :D

Bom, chegando em Johannesburg depois de me empanturrar de comida de avião (que por incrível que pareça, foi boa), fui eu correr atrás pra trocar meu mísero dinheirinho pra ligar pra casa e acessar a internet! Hehehe - vício é vício, num tem jeito!
Aí que chegou no guichê de troca de moedas e, meio tímido com o meu inglês, cheguei falando baixinho o que queria e, para o meu desespero, o cara num entendeu nada e começou a gritar "NO ESMOLA, NO ESMOLA!"

Bom, vou fazer o que né?! Comecei a dar uma volta pelo aeroporto, procurar gente pra conversar e me sentir um pouco mais confiante com meu inglês. Deu certo, tanto que voltei na loja e troquei o dinheiro! :D Aí pude comer 1 sanduíche natural, tomar um ICED TEA e comprar 1 escova de dentes e 1 creme dental - afinal de contas, depois iria viajar mais 12 horas até Sydney e, vou te falar, ficar com a boca suja é de fuder!

O AEROPORTO
O aeroporto de Johannesburg é gigante: tem tudo que é loja e gente de todo lugar. A moeda local é conhecida por RAND e 1 RAND = 2,87 REAIS. As notas são super bonitas, com desenhos de animais típicos da África: Leão, Rinoceronte, Elefante, etc. Eu terminei nem comprando nada porque achei o artesanato local muito parecido com o nosso (cheio de cores, colares feitos com sementes, etc), mas pelo menos guardo na memória as imagens que pude conferir da cidade pelo avião (não pude sair do aeroporto por motivos óbvios: num tinha VISTO!), e a cidade parece ser muito linda: toda arborizada e, pelo que pude ver, organizada.
O povo não me pareceu lá muito hospitaleiro. Pelo menos no aeroporto eles me pareceram meio de mal com a vida (exceto uma faxineiro que tava dançando pra lá e pra cá), mas são gentis.

Logo eu venho com novas! Abraços!
ps.: sem fotos, pq não tirei nenhuma!