sábado, fevereiro 03, 2007

Great Ocean Road [intro]

MAIS FOTOS E COMENTÁRIOS NO BLOG DA FABI!

Imaginem o seguinte cenário:
uma estrada sinuosa que vai longe. Do lado direito, montanhas verdinhas com ovelhas e vacas e plantações. Do lado esquerdo, o mar.

Durante todo o trajeto: falésias, barcos encalhados, portos, aves, coalas, parques, cachoeiras e muita - mas muita mesmo - coisa bonita.

Nos próximos posts irei tentar passar o que vimos e sentimos durante os 3 dias na estrada conhecida como Great Ocean Road, que beira a costa australiana do estado de Victoria até Adelaide e é uma das rodovias mais lindas do mundo.


Great Ocean Road [quinta-feira]

Saí do serviço por volta das 7h30 da noite.
Fomos pra casa, trocamos de roupa rapidão, arrumamos a mala e fomos. Como aqui na Austrália no verão escurece pra valer por volta das 9h30 da noite, saímos no horário que estávamos prevendo para chegar em Geelong por volta das 9h30, 9h40 - para assim evitar problemas com direção à noite.



A Fabi que pegou o carro pra dirigir - minha licença do Brasil expirou - e ela dirigiu pela primeira vez do "lado errado" da rua! Foi divertido, e não foi de todo ruim.. é só se concentrar que você (o motorista) precisa ficar no meio da estrada que tá tudo certo!

Geelong é uma cidade grande, 50 minutos ao sul de Melbourne.
Não tem muita coisa pra fazer, por isso decidimos só passar a noite lá e curtir o dia dirigindo.

Great Ocean Road [sexta-feira]

Acordamos cedão, café da manhã no caminho.
Geelong é uma cidade bonita de dia e é gostoso de dirigir nela. Enquanto saímos da cidade, vimos bastante movimentação num parque (era Australian Day, dia em que os australianos bebem e fazem churrasco até dizer chega).


Saímos do parque e seguimos caminho. Subindo, subindo e subindo.. chegamos na cidadezinha de Torquay, onde avistamos uma placa: "scenic view". Paramos, é claro! E aí está a foto!


Lugarzinho maravilhoso, barcos e pessoas andando na praia! Muito gostoso de se ver! O passeio estava prometendo! A próxima parada seria em Lorne, mas decidimos seguir reto parando apenas algumas vezes para tirar foto, ver a paisagem.. enfim: teríamos todo o tempo do mundo e poderíamos fazer o que bem quisermos.

Até que, no meio da estrada, um Coala grande parado no meio da rua! Ficamos bestas de ver o bichinho lá, parado no meio da rua! Até que, uns 15 minutos depois, uma floresta de eucaliptos simplesmente cheia deles! E com vários filhotinhos!

info: o coala, como só se alimenta de folhas de eucaliptos, dorme muito - sendo muito difícil fotografá-lo acordado - pois precisa guardar energia






O passeio definitivamente prometia! Estávamos maravilhados até o momento com a paisagem, e agora coalas! Só faltava pintar uns cangurus pulando no meio da rua! Enfim, seguimos em frente e almoçamos em Apollo Bay. Não tiramos muitas fotos pois estávamos lá para descansar e curtir um pouco o tempinho fora do carro :) Maaaas, vimos duas arrais de mais ou menos 1,20 metro de uma asa à outra! E aonde? No porto onde estávamos passeando! Simplesmente não acreditamos!



Saímos de Apollo Bay e fomos em direção a Port Campbell para ver os 12 Apóstolos (uma formação rochosa que foi apelidada de 12 apóstolos pois são 12 rochosas). No caminho, decidimos parar para ver o farol de Cape Otway! A estrada é linda, simplesmente uma florestinha tropical fechadinha maravilhosa e, de novo: coalas! Com filhotes! Infelizmente, esse tava dormindo e não tirei muitas fotos. Mas, em compensação, vimos pássaros lindos!







Visitamos o farol somente na volta. Então, fotos, depois! :D

Após o farol, decidimos pegar direto até os 12 Apóstolos. Paramos somente para algumas vistas, fotinhos e afins mas nada demais. Não ficamos para ver os 12 Apóstolos, mas vimos o Loch Ard Gorge, que é logo depois dos 12 Apóstolos e, como iríamos acampar em Port Campbell - e o por do sol não seria lá aquelas coisas aquele dia - tiramos algumas fotos e fomos acampar.





E assim acabou o primeiro dia de viagem para valer!
A noite na barraca não foi das melhores: vento pra kct e muita chuva. Não passamos frio pois a barraca tava quentinha, mas foi difícil de dormir por causa do barulho que o vento fazia na barraca.. mas, estranhamente, acordamos bem. Um pouco cansados, mas bem!

Great Ocean Road [sábado]

Após uma noite "marromeno" dormida com toda aquela chuva e vento na barraca, acordamos até bem dispostos para continuar a nossa jornada! Hoje iríamos até Port Fairy, parando em Warrnambool, e de volta para pegar o por do sol nos 12 Apóstolos!

Acordamos cedão e fomos comprar café da manhã e água, pois passamos uma sede desgraçada de madrugada! Pois bem, saímos perto das 10h da manhã - detalhe que não pagamos nada no camping dessa noite - e seguimos rumo Warrnambool. No caminho, veríamos a LONDON BRIDGE (que infelizmente está quebrada por causas naturais) e a famosa BAY OF ISLANDS, formações rochosas perto da costa parecendo pequenas ilhas, maravilhosa!







Após a Bay of Islands, seguimos viagem até Warrnambool! No caminho, vimos que tinha um pequeno parque chamado Tower Hill. Decidimos pegar a estradinha pra ver qualé que era do parque e, bom, não preciso nem dizer que ficamos bobos com a paisagem: formações rochosas consequentes de vulcões, vida animal exuberante e muito verde! Sinceramente, um dos parques mais bonitos que já visitamos - até doamos em torno de quase A$10, merecidos!


Neste parque, decidimos pegar uma trilha que iria em volta de campo enorme de mata alta. Vimos muitos pássaros lindos e uma Echidna medrosa que só! Infelizmente a foto que tenho só mostra a bunda dela pois na hora tava trocando lente, aí já viu! Mas vale como registro!





Na volta da trilha, estávamos comentando: "só falta canguru agora!"
E, de repente, do nada, aparecem 15 cangurus pulando em nossa direção! Eu segurando a mão da Fabi só falava "OH! OH! OH! ALI Ó!!" e não conseguimos tirar foto e muito menos filmar! Ficamos definitivamente maravilhados com aqueles animais enormes, de quase 2 metros de altura, pulando e mudando de direção como um bando de aves.. simplesmente fantástico!

Seguimos nosso caminho até Port Fairy. Nada de muitas surpresas na cidade, mas que ela é encantadora isto é! Um porto charmoso, uma praia limpíssima (aliás, todas aqui são, sem exceção) e uma paisagem linda. Adoramos a cidade! Almoçamos por lá para poder curtir um pouco ela e descansar antes de voltar até Port Campbell, arrumar a barraca e ir pegar o por do sol, o momento mais esperado do dia!



O caminho de volta a Port Campbell não teve nada de muito espetacular para mostrar, tanto que vou pular esta parte! Chegamos no acampamento, arrumamos a barraca e nos mandamos para os 12 Apóstolos! Um vento desgraçado - e eu não tinha levado nenhuma blusa - mas valeu a pena! O por do sol prometia ser muito bonito, apesar do monte de nuvens, e realmente foi bonito! Curtimos muito bem o momento, tirando fotos, aproveitando o contra-luz que a hora fornecia - como vocês podem ver abaixo!










Após o por do sol, voltamos pro camping e descansamos. Dessa vez, apesar do puta vento (mais forte que o dia anterior), conseguimos descansar bastante e acordamos renovados para o último dia da viagem!

Great Ocean Road [domingo]

E chegamos no último dia de nossa viagem!
Após mais de 400 km dirigindo, pegaremos mais 300km para voltar a Melbourne e descansar!

Mas claro, algumas paradas no caminho são essenciais.
Dirigimos pela Great Ocean Road até Apollo Bay, para curtir a paisagem e ver o farol de Cape Otway. Novamente pegamos aquela estradinha linda, fechadíssima e curtimos o passeio pelo farol. E não vimos só o farol: lá dentro tem um telégrafo que foi instalado em 1852 e, apesar de desativado, os aparelhos ainda funcionam! Ele foi criado para comunicação entre a ilha de Tasmânia e Melbourne e foi o primeiro telégrafo australiano!

No alto do farol você não vê nada além de mar e os ventos chegam a 160km/h! É muito frio e muito vento!



Saindo do farol, ao invés de seguirmos pela Great Ocean Road, voltamos pelo Cape Otway Road onde paramos num parque muito muito gostoso para visitar Stevenson Falls. Muito linda a trilha até a cachoeira e uma cachoeira pequena, mas muito bonita!




Após a cachoeira, direto até Melbourne e descanso em casa!
Uma aventura e tanto, com certeza, além de um dos melhores finais de semana que tivemos aqui! Agora a próxima parada é Nova Zelândia! E aguardem por mais fotos e comentários!!

terça-feira, janeiro 30, 2007

Heallesville

Pois bem! Antes de Great Ocean Road, vamos comentar do BBQ que fizemos com os donos da casa onde moramos, Vandana & Manoj!

Eles são indianos e vivem na Austrália há 14 anos! São muito gente boa - a Vandana inclusive é ariana (hehehehehe) - e tão ajudando a gente pra caramba aqui. Aí, eles chamaram a gente pra ir num lugar muito bonito, que é o Santuário de Heallesville. Não vimos o santuário em si, mas curtimos o riacho, os vários "kookaburras" e alguns outros pássaros maiores.

Curtimos um BBQ muito gostoso, com coca & cerveja quente e suco estranho. Mas tá bom também! :D A carne tava boa de verdade!

Algumas fotinhos e até mais! :)