sexta-feira, janeiro 12, 2007

Aprendendo inglês

Em breve fará quase 1 ano que estou aqui.
Neste 1 ano de vivência e aprendizado - e dores, e saudades - posso dizer que estou aprendendo inglês agora. É engraçado como, por mais que você conviva diariamente com pessoas que falam inglês, respiram inglês, comem inglês e cagam inglês, você nunca pega algo assim - pluf, já era!

Gírias, expressões, modos de falar e de expressar fazem toda a diferença numa comunicação saudável e, claro, a empatia que se desenvolva com uma determinada pessoa contribui positivamente para tudo isso.

Inglês não é um bicho de 7 cabeças. Claro que todos têm suas limitações e isso influencia no aprendizado - principalmente quando se está com saudades - mas depois de um tempo, olhando para tudo isso, você se pega falando: "poxa.. e não é que aprendi mesmo?"

E sabe qual o mais legal disso tudo? O dialeto que você cria junto com a pessoa mais próxima de você - no meu caso, a Fabi. No começo eu não queria conversar com ela em inglês e achava ridículo quando ela usava alguma expressão em inglês para poder se expressar pra mim. Pensava "que coisa.. será que ela não consegue se expressar em português? Que ridículo!"

Mas depois de um tempo, você se pega fazendo a mesma coisa e, bom, é engraçado.

Vivendo num ambiente onde inglês circunda o ambiente, é mais do que normal você ampliar seu vocabulário com palavras que não pertencem a sua língua simplesmente pelo fato de você achar que se expressa melhor com elas. É claro que isso só acontece de fato quando você está um ambiente que propicia isso - se eu voltar pro Brasil falando do jeito que falo aqui, ninguém vai me entender!

Enfim.. só pra relatar.
O ambiente propicia muitas experiências e é preciso estar atento à elas, caso contrário elas passam e você nem percebe.